terça-feira, 30 de outubro de 2007

Esconde-Esconde


Esconde-Esconde é daqueles filmes cujo mote central está o tempo todo se multiplicando pela narrativa. O tal mote, no caso, pode ser entendido como a problematização do ver/não ver, traduzida no filme na tentativa incessante do personagem principal em esconder aquilo que não quer ver. Assim, o diretor Álvaro Furloni formula uma espécie de estrutura reflexiva, auto-centrada, como um jogo de espelhos, em que cada plano traduz ou reinterpreta de alguma forma essa idéia central, que passa a ganhar corpo em pequenas metáforas que flutuam em torno da trama principal (quantas piadas com o termo esconde podemos contar?). Como uma macroestrutura conceitual que está o tempo todo se interpondo nos caminhos trilhados pelos personagens do filme ao longo do espaço diegético.

A direção é extremamente segura, o que de alguma forma acaba otimizando este processo, que é seguido à risca, para o bem e para o mal. Na melhor das tentativas, Furloni posiciona sua história em plena era do panoptismo. Uma era que pode ser entendida não apenas como a era da vigilância, mas a era do excesso das visões, do excesso de imagens. E ver tudo o tempo todo sufoca. Às vezes, é necessário simplesmente não ver, como é o caso de Amaro, protagonista que perseguimos. Esconder o óbvio para esconder a dor (viram como o mote se multiplica? Até mesmo fora do próprio filme...). E tudo isso diante de uma sociedade para a qual esse escolher não ver é simplesmente taxado como loucura.

Mas é óbvio que para cada escolha há sua contrapartida. Aqui, a mais dura delas é sentida num golpe do roteiro: como haveria de se fazer um filme cujo mote está na palavra esconder sem que se escondesse nada justamente do espectador? Diante disso, como que por coerência de sua própria lógica interna, Esconde-Esconde opta pelo caminho mais fácil, pela vítima ideal – o sempre tão crédulo e tão tapeado espectador – para dar continuidade a seu processo de multiplicação de sua idéia central. O que não chega a comprometer o o que vinha sendo desenvolvido até então. Cabe a cada espectador decidir individualmente o que parece ser quase um dilema moral: se um filme como este, sobre o ver/não ver, cuidadosamente estruturado em função de uma reflexividade que irá o tempo todo re-significar esse seu mote principal, tem na omissão narrativa, na ocultação de informações ao espectador, um dispositivo justificável.
(Calac Neves)
Esconde-Esconde está na sessão Competitiva Nacional 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário