terça-feira, 4 de novembro de 2008

[A Demolição] Aleques Eiterer

Gilmar é um craque de bola que sai do interior de Minas para São Paulo a procura do estrelato num grande time de futebol. Mas, como todos que arriscam deixar o passado pra trás, pouco sobra quando seus sonhos são desfeitos.
A insistente idéia de deixar para trás, casa, família e cidade natal em busca de melhores oportunidades se torna desastrosa quando uma inesperada lesão o tira de campo. Deixando como alternativa apenas uma vida difícil atrás dos balcões.
A partir do momento que descobre que a antiga casa onde vivia será demolida, Gilmar se desespera e relembra fatos esquecidos na memória desde a infância. Quando numa pelada no quintal, Tiquinho, um menino da vizinhança é forçado pelo outros amigos a ir atrás da bola que cai no porão da velha casa e nunca mais volta. O medo e a culpa fazem Gilmar se desesperar assombrado pelos atos da infância.
O problema do filme se dá justamente na virada da trama, que em momento algum aproxima as duas histórias antes do choque ao final. O que poderia ser uma agradável surpresa num gênero que poucas vezes sai do lugar comum se torna um recurso despropositado. Que alterna uma história de sonhos da juventude frustrados na maturidade, com estranhas assombrações perdidas no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário