terça-feira, 4 de novembro de 2008

[Jonas Mekas - O Poeta da Second Avenue]

A obra de Jonas Mekas se enquadra no delicado nicho do cinema experimental e artístico. Conhecido por seus “filmes-diário”, Mekas registrou a vida de muitos famosos como Andy Warhol e Timothy Leary, além de inúmeras manifestações de vanguarda, militância e misticismo.

CASSIS acompanhamos uma pequena cidade portuária do Sul da França sendo filmada ininterruptamente, quadro-a-quadro, do nascer ao pôr do sol. Vislumbram-se mudanças sutis de luz e sombras ao longo dos dias, enquanto o tempo aqui é desligado de sua funcionalidade aparente.


XÍCARA / PIRES / DOIS DANÇARINOS / RÁDIO dois performers ensaiam um exótico “balé” onde o comportamento do casal médio das cidades grandes é visto por um olhar esquizofrênico. Ao longo de 23 minutos este ensaio Pop Art desloca a aparente normalidade da vida em casal e a paciência de muito espectadores com a interminável e aparentemente inútil performance. Mas é de se apontar o mérito de um filme que para além dos corpos em trajes sumários colidindo e do olhar afetado de seus personagens está uma performance que retrabalha signos do cotidiano e da cultura pop deslocando-os de seu uso tradicional fazendo um doentio diagnóstico da modernidade.


O RELATÓRIO DE MILLBROOK num fim de semana em 1965, Mekas visitou a propriedade rural onde viveu Timothy Leary com mais 33 adultos e 10 crianças. Toda o curta-metragem é preenchido por imagens belas e fragmentadas, que salientam a impressão de diário de memórias. Guiando o passeio a Millbrook está o interrogatório em off de um dos antigos moradores da propriedade por autoridades federais. São minuciosamente descritas as atividades e rotina do grupo, com o objetivo diminuir o desconforto do auto-escalão norte-americano com as atividades subversivas de uma comunidade que cultivava o ócio criativo e a adoração de religiões orientais. Junto a isso, a justaposição onírica das imagens deixa claro que a lembranças mostradas já se encontram distante no tempo, junto com uma alegria que se pretendia eterna.


CANÇÕES DE RUA canções de Rua é uma performance na França, em 1966, de uma parte de “Mysteries and Smaller Pieces”, do grupo Living Theater. Com assistência de Noel Burch, Mekas documenta a encenação catártica do grupo de teatro. Repetindo insistentemente os mantras de militância e pacifismo de seu “guru” em inúmeras línguas, o grupo cria uma verdadeira celebração religiosa e mística que se eleva em uníssono até o extasiante clímax.


HARE KRISHNA numa passeata pelas ruas de Nova Iorque num domingo à tarde, vê-se de perto a celebração da Era de Aquários, e o entusiasmo coletivo manifesto em cantos e danças, enquanto observamos pelo olhar caleidoscópico da lente de Mekas.


CENAS DA VIDA DE ANDY WARHOL uma compilação dos diários filmados por Meka de Andy Warhol, do período 1965 a 1982. Cenas da vida de Andy Warhol, trazem a curiosa normalidade da vida de Andy Warhol ao lado das sobrinhos da irmã e dos amigos famosos Lou Reed, Mick Jagger, John Lennon e Yoko Ono, Allen Ginsberg, Nico e Caroline Kennedy, com o acompanhamento da música do Velvet Underground em alguns de seus momentos mais caóticos. São captadas belas imagens do convívio familiar que tem como valor maior o registro documental de uma das figuras mais importante do século XX.

Um comentário:

  1. eu acho que o andy foi uma bicha que teve uma polaroid antes de todo mundo.

    ;o)
    ;o**

    ResponderExcluir