sábado, 1 de novembro de 2008

Sexo, Cinema & Rock'n'roll

Um filme sobre 3 idiotas que querem ter uma banda de rock talvez corra o risco de ser apenas mais um filme sobre pessoas idiotas. Mesmo assim, e por conta da competência com que foi realizado, Os Boçais agrada. Destaque para a estilização, com muito contraste, muito vermelho, luz 'dura' etc. Um amigo porto-alegrense já havia me dito que "enquanto os jovens cariocas querem ter uma câmera de vídeo, em POA eles querem uma guitarra". Assim, o filme é um pouco "um filme de Porto Alegre", retratando uma cena bem interessante da cidade.

A idiotice das personagens, por negação, nos leva a pensar na forma como se vive uma uma vida não idiota e em quais são seus anseios. Mas, de novo, esse não é um mérito exclusivo, já que outros filmes sobre idiotas nos conduzem à mesma reflexão - inclusive o consagrado representante do Dogma 95, 'Os Idiotas' (Lars Von Trier, 1998). O ponto alto fica por conta do trabalho de atores e das dublagens (sempre contribuindo com 'boa canastrice'). A idéia de trabalhar com outros modelos de representação dramática (que não os que pretendem uma representação 'natural') me parece ainda pouco explorada da forma séria como temos aqui e pode ser bem útil para a comédia. A mistura de gêneros, do musical ao kung fu, passando por trapalhões e chanchada, é di-ver-ti-dís-si-ma e sinaliza as várias possibilidades no que diz respeito ao formato. (COMPETIÇÃO NACIONAL 2)



Love You More apresenta uma cumplicidade inesperada entre duas pessoas que se ligam através do lançamento de um single homônimo. Só há um exemplar do disco na loja e eles terão de ouvir juntos. O encontro acaba por trazer mais novidades do que eles esperavam, resultando numa recíproca descoberta do sexo. A atitude 'eu-me-basto' de Georgia e o mundinho regrado de Peter convergem para um mesmo ponto, libertando nos dois casos. Uma das abordagens mais legais sobre 'a primeira vez' que eu já vi, ainda mais em tempos de 'American Pie 4'. A trilha é ótima e dá vontade de conhecer melhor os Buzzcocks. (COMPETIÇÃO INTERNACIONAL 2)

Diego Madih

Um comentário:

  1. Dá vontade mesmo. Baixei até um álbum deles. Também gostei muito de Love You More, mas você foi mais rápido no teclado ;)

    (Talita)

    ResponderExcluir